quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Feliz 2009!!

de Carlos Drummond de Andrade

"Para ganhar um ano novo

que mereça esse nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo

tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil

mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre"



segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Praia do Laranjal


A Praia do Laranjal é um balneário de água doce, banhado pela Lagoa dos Patos, localizado a 15 minutos do centro de Pelotas.

Sem dúvida, é um dos grandes privilégios dos moradores da cidade e região que podem desfrutar da beleza natural tão próximo do centro da cidade.

O domingo à tarde no Laranjal já virou tradição os amigos se encontrarem para bater papo. Os bares e restaurantes oferecem gastronomia bastante diversificada.
Nos meses de inverno, as pessoas costumam estacionar os carros na Avenida principal e ficar tomando chimarrão.


Calçadão da praia


Vista do Trapiche



Mais uma do Calçadão


Aqui tem várias fotos de residências localizadas nos Balnearios do Laranjal, vale a pena uma espiada!!

sábado, 27 de dezembro de 2008

Um pouquinho de Pelotas

As vezes esqueço que o blog também é acessado por pessoas de outras cidades... Hoje recebi uma ligação de alguém de SP que está vindo morar na cidade, ainda sem conhece-la!
Então fiquei pensando em preparar um post com informações e imagens daqui! Assim, outras pessoas poderão visualizar um pouquinho da minha cidade!

Espero que gostem!

Pelotas é a terceira cidade mais populosa do estado do Rio Grande do Sul. Possui uma população de 350 mil habitantes e está localizada a 250 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado.

Na história econômica do município destaca-se a produção do charque que era enviado para todo o Brasil, e fez a riqueza de Pelotas em tempos passados.

Tanto a zona urbana quanto a rural da cidade contam com monumentos, paisagens e vistas belíssimas, que levaram a televisão brasileira a escolher o município já por duas vezes como cenário para suas produções: "Incidente em Antares" e "A Casa das Sete Mulheres", filmada em uma charqueada na zona rural.

Aqui é realizada todos os anos a tradicional Fenadoce - Feira Nacional do Doce - festa de eventos ancorada pelos famosos doces de origem portuguesa e que fazem a fama de Pelotas.

*Wikipédia.

Separei aqui algumas imagens do Carlos Régio para vocês darem uma olhada.
Voltarei num próximo post falando sobre a arquitetura da cidade!


Prefeitura Municipal de Pelotas e ao fundo Mercado Público Municipal


Torre do Mercado Municipal


Largo do Mercado Público e em segundo plano o Edifício das Finanças


Grande Hotel


Faculdade de Direito da UFPel


Charqueada São João


Charqueada Santa Rita


Cúpula da Catedral São Francisco de Paula


Casarões da Praça Coronel Pedro Osório

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Feliz Natal!!

Esse ano vai ficar marcado como o ano da renovação, muita coisa boa aconteceu e outras tantas ainda estão por vir!
Quero deixar registrado, minha felicidade e esperança para o próximo ano... E que essa esperança e felicidade, seja estendida a todos amigos, familiares e blogueiros em toda a sua plenitude.

O blog entra em recesso, mas eu volto pós Reveillon!!

Com muitos projetos novos, posts interessantes com dicas e tratando sobre os mais diversos assuntos relacionados com arquitetura.

2009 que me espere!!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Escadas!!

Em um projeto residencial, sempre procuro explorar ao máximo os elementos construtivos a fim de tirar melhor partido dos mesmos. Na arquitetura contemporânea, as escadas deixaram de ser apenas a circulação vertical e tornaram-se um importante elemento da decoração da casa.

E esse é um assunto que sempre dá "pano pra manga" na hora de desenvolver o projeto.

Diversos são os modelos, materiais, formatos... E os clientes realmente ficam na dúvida!

Enfim, como vejo na prática as dúvidas que surgem quanto a este item, selecionei algumas imagens da internet para ajudar a balizar as escolhas.



Esta escada tem o formato bem simples, em um único lance. Mas a iluminação nos degraus dá um ótimo efeito. Tanto a base quanto o espelho são revestidos de mármore branco.


Escada com estrutura metálica e com a base de madeira. Indico esse modelo quando pretendo manter a integração visual de dois ambientes divididos pela escada. É uma estrutura mais leve e ocupa menor espaço.


Esse modelo é lindo!! O guarda-corpo em vidro praticamente não comparece. Na parte inferior, o desenho acompanha os degraus da escada.


Mais um modelo de concreto, porém com os degraus vazados, deixando a vista um pequeno jardim interno, sob a escada.


Aqui mais uma opção de escada com estrutura metálica. Bem vazada, deixa toda a luminosidade externa entrar!


Esse modelo parece uma extensão do ripado na parede. O revestimento dos degraus é da mesma madeira que foi revestida a parede.


* Claro que só demonstrei alguns modelos e materiais disponíveis, lembrando que o dimensionamento da escada, deve sempre ficar a cargo do arquiteto responsável pela obra. De nada adianta uma escada liiinda e com erro de dimensionamento, o que pode tornar seu uso cansativo, perigoso e que não seja confortável.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Sala de TV

Já comentei sobre este projeto nesse post, a ampliação da casa, ocupando um terraço com pouco uso. O acréscimo virou uma sala de TV. Piso em tabua corrida, forro inclinado de madeira aparente, os mobiliários em tons neutros e a inserção de cores se dará através dos objetos de decoração.

Essas fotos foram feitas quando estavam montando os móveis, agora falta o estofado, tapetes, quadros e objetos! Está no final!
Móvel para home theater e painel para a TV.

Esse ripado fica sobre o sofá e ele disfarça a janela do closet que abria para o terraço.

O forro de madeira aparente, com toda a parte de iluminação embutida.


Aqui as imagens da fachada, antes e depois do acréscimo.

ANTES - Percebe-se a lateral direita da residencia o terraço lateral que se transformou na sala de TV.

DEPOIS - Aproveitou-se a reforma para fazer o fechamento da sacada com esquadria de vidro temperado.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Planos para 2009...

Mais de 4 meses se passaram...
Mais de 50 posts publicados...
Mais de 7.000 acessos conquistados!!

Quando iniciei o blog, não tinha idéia de como ele iria evoluir, a idéia inicial era apenas divulgar o meu trabalho!! Mas a rede é muito dinâmica!! Além de meus projetos, construções, reformas... acabo postando assuntos relacionados com a profissão e que sempre são de interesse de quem se envolve com projeto ou execução!


2009 tá chegando e eu queria traçar as metas para o próximo ano!
Por isso, postei ali na barra lateral duas enquetes para saber o que vocês estão achando do blog e sobre quais assuntos teriam maior interesse.

Tenho observado que o acesso tem aumentado bastante, mas muitas vezes o pessoal passa por aqui e não comenta nadinha... Fico sem saber se estou agradando ou não! hehehe

Também tem muita gente que assina o Feed e recebe os posts direto na caixa de email, isso é muito interessante, pois as vezes recebo emails de pessoas de looonge, comentando sobre determinados posts!! Muito interessante!!

Fiquem a vontade para participar do blog como acharem melhor. E, sem pressão alguma, participem da enquete, ok?

Beijos

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Cadeira Tulipa - Eu quero!!

Já falei aqui sobre a cadeira Barcelona, mas outro ícone do design que também sou apaixonada é a Tulipa do Eero Saarinem! Ela simplesmente fica divina em qualquer ambiente!
Para quem se interessou, vi na Tok Stock de Porto Alegre, por R$ 722,00 (modelo sem braços) e R$ 849,00 (com braços).

Separei algumas imagens pela net de espaços de jantar, eu adoreeei!





No próprio site da Tok, tem um breve relato sobre a vida e obra do Eero, aqui está:

Eero Saarinem(1910 - 1961) nasceu em Helsinque, Finlândia. Filho do famoso arquiteto Eliel Saarinen que emigrou para os Estados Unidos com sua família no início da década de 20.

Após a graduação em Arquitetura pela Universidade Yale em Connecticut, estudou durante um período na Europa, com o auxílio de uma bolsa de estudos. Em 1935 passou a lecionar na Cambrook Academy of Art, da qual seu pai foi o primeiro presidente.

No final dos anos 30 iniciou uma sociedade com Charles Eames, que culminou no desenvolvimento de uma série de móveis inovadores, dentre os quais vencedores do concurso "Organic Design in Home Furnishings" promovido pelo MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) em 1940.

Esses produtos utilizavam inovadoras matérias-primas para o ramo do mobiliário da época, como resinas plásticas e fibras de vidro, até então só utilizadas em áreas industriais. Essa antevisão de profissionais como Saarinen acerca de novas tecnologias foi diretamente responsável pela grande revolução do design de produtos no século 20.

A síntese entre estética e função levava os grandes nomes da arquitetura moderna a experimentarem o desenho de móveis especiais, buscando unidade para seus projetos. Essa criação e desenvolvimento de mobiliários fez com que vários desses arquitetos, inclusive o próprio Eero Saarinem, se tornassem reconhecidos designers. Seu maior projeto arquitetônico foi o terminal da TWA do Aeroporto John F. Kennedy em Nova Iorque.

Saarinen trabalhou no atelier de seu pai até a morte dele (1950). Desenhou também vários móveis para a Knoll International com grande sucesso, entre eles a coleção Womb (1948), e a coleção Pedestal, com as famosas cadeira e mesa Tulipa (1956).

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Dia do Arquiteto!!

Hoje é o Dia do Arquiteto e eu quero registrar os Parabéns a todos os meus colegas arquitetos e aproveitando, vou deixar aqui um pequeno Manual sobre o profissional, que recebi por e-mail, leiam e tentem seguir!!
Tem algumas coisas meio exageradas, mas a maioria está corretíssima!!



"01- Arquiteto dorme.
Pode parecer mentira ou frescura, mas arquiteto precisa dormir como qualquer outra pessoa e também se alimenta e tem hora para isso. Esqueça o número do celular dele após o horário do expediente, ligue sempre para o escritório.

02- Arquiteto pode ter família.
Essa é incrível: mesmo sendo arquiteto, a pessoa precisa descansar no final de semana e precisa de um tempo com a família e amigos, sem pensar ou falar sobre projetos. Pergunta: Nas situações acima o arquiteto atende? Resposta: Sim. Pode atender, desde que, como qualquer outro profissional seja pago por isso. Desnecessário dizer que, nesses casos, o atendimento tem custo adicional. Emergência? Claro que o arquiteto atende, mas se estiver fora do horário normal, está fora do preço normal.

03- Arquiteto precisa de dinheiro.
Por essa você não esperava, né? É surpreendente, mas arquiteto também paga impostos, alimentação, combustível, vestuário, etc. E uma coisa bizarra: Gastam com livros, lápis de cor (veja que absurdo!), canetas, réguas, cópias e mais cópias e demais recursos de escritório e as coisas que ele tem não chegam até ele gratuitamente. Impressionante, não? Entendeu agora o motivo dele cobrar uma consulta? O que em outras profissões chama-se consultoria e custa muito mais caro? Por favor, não pechinche.... Ah, e cara feia na hora de assinar o cheque não diminui o que você tem que pagar. Só lhe dará rugas.

04- Arquiteto não financia obra.
O arquiteto não deixará de cobrar só porque você já gastou demais na obra. Se faltou planejamento em suas contas não repasse desculpas. Se você tem vencimentos para com o arquiteto, por favor pague. Simples assim! E na data combinada! Pois caso contrário, você não entra no cheque especial, mas nós sim!!! Desta maneira estaremos financiando sua obra/projeto e sinceramente (geralmente) não somos da burguesia, só trabalhamos para ela. Definitivamente: se você não tem dinheiro para contratar um arquiteto, não o faça! Você não faria isto com um pedreiro, não é?

05- Ler, estudar e planejar é trabalho.
Não peça 'desenhinhos aqui no guardanapo'. Desenho é conceito, é nosso trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada. Usamos o cérebro e acreditamos que somos contratados para utilizá-lo. Em outras profissões isto tem o nome de busca de informações ou pesquisa, consome tempo e as vezes (muitas vezes) isto é crucial para o seu projeto...Projeto em culturas mais avançadas que a nossa significa planejar e para isto precisamos de TEMPO! Tempo é um recurso. Caso você tenha prazos não peça um trabalho que precisa de um mês para ser feito, em uma semana. O arquiteto é essencialmente um visionário, por isto tem condições e habilidade para sê-lo.


06- Projetos virtuais.
Não é possível examinar projetos pelo telefone. Essa nem vamos explicar... Frases como: 'É mais ou menos assim', 'Você tá entendendo né?' , 'Só dá uma olhadinha' não substituem fotos, visitas ao local e plantas. Portanto estas também tem custo. Infelizmente, a cada consulta, o arquiteto só poderá examinar um projeto. Lamentamos informar, mas seu outro projeto também terá que passar por consulta e você também terá que pagar por ele. Portanto se você tem 'uma casinha lá na praia que precisa de uma plantinha', já sabe, né?

07- Arquiteto não é vidente.
Só para reforçar: Ele precisa examinar o projeto... e muitas vezes precisa reexaminá-lo!!! Se quer milagre, só o 'arquiteto do universo' resolve! Os daqui da terra fazem arquitetura. Assim como na obra se você mudar de idéia, ampliar ou 'fizer uma alteraçãozinha no projeto' vai gastar mais dinheiro por motivos óbvios! E o projeto deverá ser revisto. Não espere a revista Casa & Jardim do mês para ter uma nova idéia. Discuta sempre. Apresente idéias e principalmente ouça o que lhe falamos.

08- Arquiteto é um ser social.
Em reuniões de amigos ou festas de família, arquiteto não deixa de ser arquiteto, mas vira amigo ou parente. Por favor não comece conversas sobre como ajeitar sua sala, piscina ou que cor combina com os móveis do seu quarto. Para isso ele precisa refletir, se concentrar, desenhar ou seja: Trabalhar! Quando se diz que o horário de atendimento é até seis da tarde, não significa que você pode chegar às 17h55min. Se você só for conseguir chegar nesta hora, volte amanhã. Ah! Você gosta de 'happy hour'? Nós também!
09- Criação de falsa demanda.
Não existe 'apenas um desenho', 'só um rabisco', 'olhada lá e me diz o que vc acha', 'faz um croqui rapidinho'... Desenho, e tudo mais é PROJETO! E projeto tem que ser pensado e trabalhado, por sua vez, cobrado. Se você não vai construir/reformar ou nem pensa em contratar o sujeito não crie falsas expectativas e mais trabalho. Você só quer um desenhinho para ter idéia de custo? Pague que teremos prazer em mostrar o que podemos fazer. Não nivele por baixo! Conhece a frase: 'Dez por cento de inspiração e noventa por cento de transpiração'? Pois ela é verdadeira... e vale para o pedreiro tanto quanto para o arquiteto.

10- Arquiteto tem Horário.
O uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda não tenha acreditado, o arquiteto pode estar fazendo alguma daquelas coisas que você pensou que ele não fazia, como dormir ou namorar, por exemplo. Também marcamos feriado na nossa agenda. Não é porque você está de folga que o arquiteto não pode estar também.

Detalhe: se você o contratou para fazer o projeto não o chame para resolver problemas que foram criados por outros profissionais. Saiba as funções e alcance de responsabilidades de Arquitetos, engenheiros, topógrafos, corretores de imóveis, mestres de obras, pedreiros, serventes e fornecedores, não esquecendo de vizinhos, sogras, amigos... Ou então o contrate para isto também. Não sabe? Pergunte! A alma dele (pode olhar se quiser) não está no contrato.

11- Arquiteto tem Agenda.
Antes da consulta: por favor, marque hora. Se não marcar, não fique andando de um lado para o outro na sala de espera e nem pressionando a secretária. Ah! Se você tiver uma emergência para amanhã favor avisar 20 dias antes quando ela realmente apareceu. Em caso de emergência, que seja realmente uma emergência, por favor! Reuniões que levam mais de hora, tem outro nome e nós não temos formação em psicoterapia, ou terapia de casais. Nós entendemos que existem 'Psi's' charlatões, mas o Conselho Regional de Psicologia não!

12- Você quer ter razão ou ser feliz?
Repetir a mesma pergunta mais de cinco vezes não vai mudar a resposta. O arquiteto não está sob investigação policial. Geralmente o que você quer fazer e ele disse que não dá, na maioria das vezes, é o que vai dar problema lá... na frente! Na hora da consulta: defina quem manda em casa. Brigar na frente do profissional é muito chato e deprime à todos. Por favor, críticas de amigos, do cunhado e seus vizinhos, podem desfocar o trabalho e afinal de contas se é para escutar um vendedor de carros usados que nunca construiu, pra que contratar um profissional?



E por fim, se você acha que contratar este profissional é caro, por favor não o contrate! Eu sei, eu sei, o filho da sua vizinha cobra bem mais barato para fazer um 'projetinho' e se é só isso que você precisa, por favor faça sua 'casinha' com ele, você certamente irá merecer! Não foram os arquitetos que inventaram o ditado:'O barato sai caro'. Mas a gente dá o maior aval!"

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Sede Transportadora

Esse projeto de Reforma é uma verdadeira transformação! Primeiramente, transformação de uso! Os clientes compraram esse imóvel onde localizava-se o depósito de um Ferro Velho e logo após a reforma, se transformará na sede da Kajá Transportes & Terraplenagem a margem da BR 392.


Esta foto do ANTES da reforma. Fachada frontal. A foto não está legal, pois está contra o sol, mas não iria melhorar muito não! O prédio estava realmente pedindo uma reforma geral!!


E essa imagem a fachada lateral.


O projeto com aproximadamente 250m², procurou dar unidade a fachada, inspirada em linhas retas, dando um toque de contemporaneidade a edificação. A preocupação com custos também foi levada em consideração na hora de escolher os materiais. A telha metálica faz de platibanda escondendo o telhado existente.

Fachada proposta.


Vista do acesso ao prédio.


Secretaria e Atendimento.


A obra está em fase de conclusão, publico as fotos do resultado final em breve!!
AGUARDEM!!

sábado, 6 de dezembro de 2008

A festa no Apê...

Tem programa melhor do que reunir um grupo de amigos e recebe-los em casa?!

Receber os amigos em casa é uma delícia, e esse hábito tem se refletido fortemente na arquitetura residencial contemporânea. Ambientes mais integrados são uma ótima solução para quem tem esse costume.
Cozinhas amplas com mesas ou bancadas de apoio facilitam a possibilidade de acomodar mais pessoas.

Aqui a mesa de jantar comparece no espaço fazendo a ligação entre a cozinha ao fundo e o estar que se desenvolve na lateral.

Mas para receber com estilo, não basta abrir a porta da casa!

Sua residência não precisa ser um luxo, basta um ambiente aconchegante e cheio de alegria. Detalhes são sempre importantes: um arranjo de flores, guardanapos coloridos, velas, uma toalha bonita... Seus convidados vão sentir-se especiais!