segunda-feira, 30 de março de 2009

Projeto de Interiores

Para se ter uma casa agradável, bem distribuída, funcional e bonita, diferente do que muitos podem pensar, não é necessário ter grande poder aquisitivo mas sim planejamento!

O projeto de interiores começa com o planejamento da decoração para resolver tanto problemas técnicos (como falta de espaço, por exemplo), quanto estéticos, abrangendo uma série de necessidades para melhorar a qualidade de vida:

• estudo da circulação e distribuição de mobiliário;
• projeto de iluminação;
• escolha adequada de acabamentos e revestimentos;
• detalhamento de teto (rebaixos, sancas e molduras) e piso (paginação);
• escolha de tecidos, objetos e acessórios decorativos;
• desenho de mobiliário e peças especiais;
• projeto paisagístico.


Essas atividades levam em conta a combinação de cores, luzes, texturas e volumes de modo a alcançar unidade e equilíbrio e são planejadas respeitando o estilo de vida e gosto do cliente. Com isso tem-se a solução para uma série de problemas como pouco espaço, aquisição e uso inadequados de mobiliário e acessórios, dentre outros, o que implica em economia.
Considerando-se que a decoração sem critérios e planejamento é mais dispendiosa do que a contratação de um projeto elaborado por um profissional, o que é válido tanto para espaços novos quanto para reformas.

Um projeto de interiores envolve várias etapas, incluindo a entrevista com o cliente para identificação das necessidades, o levantamento de informações do local (verificação de plantas e medidas), a apresentação do lay-out, plantas, perspectivas e orçamentos para aprovação por parte do cliente, com posterior detalhamento de todas as soluções propostas e a execução do projeto propriamente dito.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Essa semana no Amigos...

Integrada à piscina e com porta sanfonada, ocupa pouco espaço e fica escondida quando não está em uso!


O post de ontem no Amigos de Pelotas foi sobre churrasqueiras:

Nada mais regional e tradicional que o churrasco de domingo, não é mesmo?! Reunir a família e amigos em torno de um bom churrasco sempre foi pretexto para colocar os papos em dia. Uma das consequências dessas reuniões de amigos, em geral caseiras, é que as áreas voltadas ao lazer estão ganhando cada vez mais destaque nas residências...

Para ler o texto na íntegra clique aqui.


quarta-feira, 25 de março de 2009

Banheiro - Antes & Depois

Sei que todo mundo adora uma transformação e que as fotos de antes & depois são sucesso sempre! Muitas vezes acabo esquecendo de fotografar o ANTES, ou senão elas não ficam bem no mesmo ângulo, mas aqui está!

Hoje vou mostrar um banheiro social, a intenção era mesclar a idéia de um lavabo, já que ele é o único do apartamento, então que seja bonito!


ANTES - a única coisa que mantivemos aqui foi esse armário
DEPOIS - Cuba de apoio, bancada de vidro e Salvador Dalí na parede.

terça-feira, 24 de março de 2009

Aproveitamento de espaço

Esse foi um trabalho bem interessante e desafiador de fazer, pois é um apartamento pequeno. Ele tem o estar e a cozinha integrados, e a dificuldade era inserir um espaço de jantar e ao mesmo tempo que as cadeiras pudessem migrar para o estar quando os proprietários receberem mais visitas!

Para tornar o ambiente mais leve, procurei utilizar o vidro para dar transparência, trazendo a sensação de amplitude para o espaço.
Criei a parede em gesso acartonado e aproveitei o rebaixo para embutir iluminação, valorizando as fotos do proprietário emolduradas apenas pelo sanduiche de vidro (anti-reflexo).

Uma das coisas mais legais do meu trabalho é ver a satisfação dos clientes com o resultado obtido. Muitas vezes eles já tem idéia do que querem, mas procuro surpreender com um projeto diferente, afinal, para isso que sou contratada, né?!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Mais vida em sua casa

A inserção de plantas em ambientes internos traz vida, cor e frescor. Respeitando as quatro regras básicas de insolação, tamanho da planta, vento e uso do espaço é possível ter uma bela planta dentro de casa e até dentro do seu apartamento ou escritório.

A planta deve destacar-se harmoniosamente no ambiente, pois seria um desperdício disfarçá-la. A mistura de espécies e cores está autorizada!


As flores que geralmente têm vida curta quando não plantadas em vaso, alegram o ambiente e pode-se abusar das cores e tipos. Escolha um belo vaso para acomodá-las, os vasos de vidro em diversas formas proporcionam transparência e leveza.


E falando do uso de plantas internas, não poderia deixar de citar os vasos, que também têm suas tendências e modas. O melhor vaso é sempre o de barro, pois mantêm a terra aerada. Caso você ache que é uma opção muito rústica e que não combina com a decoração, a solução é escondê-lo em um cachepot, que pode ser de vidro. Basta preencher o vão entre o vaso e o vidro com casca de pinus, pedriscos ou carvão. Podemos também usar um cachepot de palha.


Há opções charmosíssimas no mercado, tudo vai depender do restante da decoração do ambiente.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Antes & Depois - Kajá Transportes

Ainda durante a obra, eu já tinha postado aqui no blog as fotos do estado do prédio e algumas imagens do projeto.

Agora, conforme prometido, publico as fotos da obra já em fase de finalização.


Aproveitamos praticamente as parede e a cobertura, pois as instalações elétricas e hidrossanitárias, pisos, reboco, esquadrias e pintura foram substituídas.





O ANTES - Antigo ferro velho, após remodelação, Sede da Kajá Transportes:

Como a cobertura foi aproveitada, utilizamos uma telha metálica na fachada para esconder o desenho do telhado. O volume vermelho da direita será utilizado para fixar a nova identidade visual da empresa.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Post publicado no Amigos

Já está disponível a minha primeira colaboração para o Amigos de Pelotas.


Aqui uma pequena amostra:



Se você está enjoada(o) da decoração de sua casa e não dispõe de recursos para uma renovada radical, talvez seja hora de investir nos detalhes. Não é a toa que dizem que eles fazem toda a diferença! Uma dica simples, rápida e viável é a investir em peças de bom efeito visual...



Para ler o texto na íntegra clique aqui.

terça-feira, 10 de março de 2009

Babies..

Serei titia entre os meses de setembro e outubro, então um dos meus próximos projetos será o quarto do bebê (ainda falta saber se o quarto será da Helena ou do Artur!).


O importante é tornar o ambiente aconchegante e cuidar com possíveis excessos na decoração, principalmente nas cores (paredes sempre com cores suaves, o excesso de cores vivas pode perturbar a criança) e enfeites (bichos de pelúcia devem ser aspirados toda semana e lavados com água e sabão ao menos uma vez por mês).

Nos primeiros meses os bebês necessitam de um espaço mais tranquilo, portanto cuidado redobrado na vedação de portas e janelas (aquelas simples bolinhas de silicone ajudam a reduzir o barulho na batida da porta).

Quanto aos materiais, para o piso materiais que tenham uma temperatura agradável ao toque e ao mesmo tempo que não acumulem sujeiras, como o piso vinílico ou o laminado de madeira, são os mais indicados.

Na iluminação do quarto, se possível, coloque um dimer para regular a intensidade da luz.


Aqui uma pequena seleção de imagens que separei para compartilhar com vocês!




Todo branco e off-white



As cores ficam apenas nos detalhes.



Iluminação indireta, proporciona um clima mais acoonchegante



As listras dão um toque moderno ao ambiente


Aplicações de adesivos ou mdf pintado também são opções interessantes.

domingo, 8 de março de 2009

Estarei no Amigos de Pelotas!

Hoje passo para avisar quem gosta de me acompanhar que todas as quintas-feiras escreverei para o Amigos de Pelotas.



É um blog editado pelo Rubens Filho, iniciado em abril de 2008 e que em pouco tempo virou febre entre os pelotenses (não só pelotenses!) que buscam notícias com fidelidade.


Aos poucos ele foi agregando novos colaboradores e ampliando os temas discutidos por lá. Eu irei abordar assuntos relacionados à arquitetura e interiores, tanto residenciais quanto comerciais.


Espero vocês por lá também, todas as quintas-feiras!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Acompanhamento de Obra!

Já falei sobre esse projeto aqui . E hoje venho mostrar o desenvolvimento da construção! Adoooro a parte da execução, onde reafirmo todo o envolvimento com o projeto e vejo ele tomar forma!
Aqui as imagens de uma foto atual e do projeto (mudamos as cores do projeto inicial e não sei se a casa permanecerá verde conforme projeto).






A previsão de término é de 45 - 60 dias, então retorno com ela prontinha para vocês. ;)

segunda-feira, 2 de março de 2009

Mini férias!

Depois de alguns dias de descanso na semana do carnaval, retorno ao trabalho, ao blog e ao ritmo normal!!

Daqui a pouco volto com novas postagens!
Não me abandonem!! rsrs

Beijos