sexta-feira, 29 de maio de 2009

Outras opções para paredes...

Hoje vi na revista Casa e Jardim um especial sobre paredes diferentes e de efeito!

Resolvi trazer para vocês o link, tem muita coisa legal!


Revestimentos em madeira, paredes vazadas, pedras, tijolo, pinturas, concreto, papel de parede... Enfim, opções é que não faltam para inspirar uma reforminha! Mas tem que observar se o ambiente e o tipo de revestimento combinam!

Imagem Casa e Jardim

A madeira aparece associada à iluminação para evitar que escureça o ambiente.

Passa aqui e veja mais imagens selecionadas pela revista.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Papel de Parede

O papel de parede usado na decoração é uma ótima opção para aquela parede sem graça! De rápida instalação e sem se preocupar com sujeiras da reforma, ele é colado com uma cola a base de água e não tem cheiro!

Com as mais diversas cores e estampas, podendo ou não possuir alguma textura, é de fácil manutenção e tem maior durabilidade que uma pintura.

Na hora da escolha, esteja atento se o produto é lavavél, em caso negativo, o mesmo pode rasgar quando da limpeza com pano úmido. Outra dica, é escolher um bom instalador, pois nas bordas ele pode se soltar com o tempo.


Imagens Brian Yates

Imagens Casa do Papel de Parede

terça-feira, 26 de maio de 2009

Terra Nova - Pelotas

Empreendimento: TERRA NOVA PELOTAS
Incorporação: TERRA NOVA RODOBENS INCORPORADORA IMOBILIÁRIA
Construção: CAPAMAX
Arquitetura: VIRGÍLIO LÚCIO ZANQUETA
Localização: AVENIDA 25 DE JULHO, 755
Cidade: PELOTAS - RS

A primeira fase do Condomínio Terra Nova na cidade de Pelotas tem previsão de entrega em outubro e eu já estou com clientes para projeto de interiores e do acréscimo de varanda com churrasqueira.

Mostro aqui duas plantas do residencial (maiores informações podem ser obtidas direto no site):



Planta da casa com 3 dormitórios e 67m²


Planta da casa com 2 dormitórios e 47m²


Os projetos estão em desenvolvimento e depois de prontos, mostro por aqui!
Se você adquiriu uma casa nesse empreendimento e tiver interesse nos projetos de interiores, mande um e-mail para lizianevieira@hotmail.com

terça-feira, 19 de maio de 2009

Churrasqueira

Uma pequena sacada pode se transformar na extensão da área de lazer, aumentando e muito as opções de bem receber os amigos para um bom bate papo.


Aqui um projeto de uma churrasqueira que aproveita esse espaço até então pouco usado.

A proposta foi de utilizar um estilo mais rústico com o uso da madeira e móveis com detalhes em ratan.

Sob a bancada, ideal para servir os petiscos aos convidados, fica um aparador com rodízios que pode ser deslocado para outro local.


A churrasqueira é revestida por réguas de madeira que, em determinados locais, escondem um gavetão, ou abrem e revela-se a churrasqueira.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Fundação Ibere Camargo

Semaninha corrida essa! Não tive tempo de parar para postar nadinha aqui no blog! Um dos motivos pelos quais não parei, foi uma viagem a Porto Alegre, que acabou atrasando minha semana! E para não deixar completamente abandonado, publico algumas imagens da Fundação Ibere Camargo, local que até então eu não tinha visitado. Projeto do arquiteto português Alvaro Siza.




sexta-feira, 8 de maio de 2009

Adoro espelhos...

Se tem um elemento que - se bem utilizado - dá um efeito e tanto na arquitetura de interiores é o espelho! E eu adoro utilizá-lo em ambientes que projeto!

Para exemplificar, o projeto do Escritório do Redecore Pelotas, a mesa de centro, refletia o rebaixo com o lustre de cristal e ficou uma combinação perfeita!
(para visualizar mais fotos desse projeto, clique no link)

Outro local em que foi utilizado o espelho foram nos nichos que guardavam a coleção de miniaturas. Mais uma vez, o espelho deu o destaque pretendido à coleção que poderia ser apreciada de diferentes ângulos.



É inegável que eles dão a sensação de amplitude e dependendo da posição em que são utilizados, dão maior aproveitamento da luz. Aqui mais algumas imagens de referência.

A primeira imagem, mostra que na parede marrom o espelho traz iluminação, parecendo um vão para outro espaço. Sobre o aparador de bebidas, o amplo espelho com acabamento bisotê amplia o espaço e traz sofisticação ao ambiente.


Acima uma seleção de diferentes molduras que se adaptam aos mais diversos espaços.


Aqui um link da Casa Claudia que tem uma galeria de fotos bem interessante.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Dê passagem para a água!

Hoje estava descartando algumas revistas antigas e encontrei um material bem interessante e atual. Alguns exemplos de calçadas que foram projetadas para auxiliar na absorção da água da chuva pelo solo! Essa atitude simples, além de embelezar a cidade, ajuda a evitar enchentes.

A combinação de placas de concreto e grama, fez bonito na calçada com vegetação dos dois lados do caminho.

Na imagem da esquerda, os seixos rolados se encarregam na drenagem. Na direita, a combinação de mosaico português e grama esmeralda.




Na primeira imagem, foram usados pedriscos brancos e fez-se um caminho com lâminas de madeira (para manter os pedriscos sempre branquinhos, deve-se usar uma manta bidim - é permeável - entre elas e o solo, para impedir o contato direto). Na segunda imagem, a pedra aqui a absorção ocorre pelo rejunte entre elas.



Faixas de grama quebram a aridez da calçada de cerâmica.
Imagens da Revista Arquitetura & Construção de 2003

segunda-feira, 4 de maio de 2009

ANTES da obra

Não há como negar que o projeto é a alma da casa! Ele é produzido bem antes da casa (pelo menos deveria ser!) e consegue transmitir a personalidade e as necessidades dos moradores.



Antes mesmo de ser elaborado, procuro fazer algumas reuniões com os clientes, afim de descobrir a melhor distribuição dos espaços, trazendo qualidade de vida à família.

Para meus clientes, sempre sugiro que façam uma lista com os desejos de toda família. Nessa hora as necessidades e as prioridades são destacadas. Outra dica que passo é o passeio pela cidade, observando as casas. Assim consegue-se perceber o que gosta e o que não agrada tanto. Esse exercício ajuda a definir algumas impressões que serão levadas em consideração na elaboração do projeto.

Claro que essa pesquisa toda, deve ser bem aplicada pelo profissional. O arquiteto saberá equilibrar essas informações sempre em busca da melhor solução.


LEMBRE-SE: Contratar um arquiteto garante que as necessidades da família sejam atendidas. Além disso, simplifica a execução, diminui o prazo de entrega, evita desperdício de material, prevê e resolve possíveis problemas e controla o orçamento.