quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Arquitetura nos consultórios médicos...

A importância de um bom projeto.

Na hora de montar um consultório, as pessoas têm optado por fugir das antigas fórmulas, procurando opções mais modernas e descontraídas. Um bom projeto de reforma ou remodelação feito por um arquiteto competente mantém o ar de respeito de um consultório e cria uma identidade confortante e familiar para os pacientes.


A idéia do projeto é dar opções práticas ao profissional, facilitando o trabalho, pois ele pode ficar mais de 12 horas no consultório. Criar uma comunicação visual divertida e relaxante e manter a confiança com o cliente é de extrema importância. O aproveitamento do espaço para criar uma atmosfera de conforto ao paciente também não pode ser esquecido. Cores harmoniosas, a sala de espera bem distribuída e isolamento de ruídos externos são alguns exemplos para fazer o paciente relaxar da tensão e se familiarizar com o ambiente, sendo um passo importante nos laços de confiança. Tudo com um custo acessível aos ideais a serem obtidos.
Ao contratar um arquiteto você estará garantindo uma economia em todas as etapas da construção, a consultoria e o projeto garantem o planejamento bem sucedido de uma obra, dando maior tranqüilidade no que tange aos resultados. Em resumo, definir o projeto é distribuir corretamente os espaços conforme o programa do cliente, planejar a obra, a ventilação e iluminação dos ambientes, escolher os materiais mais adequados e resolver questões estruturais. Tudo isso levando em conta a estética sonhada pelo cliente.
Toda boa idéia precisa ser bem executada e é ai que entra o acompanhamento da reforma. Ter o arquiteto idealizador do projeto presente no processo de realização da idéia é tão fundamental quanto a arte de projetar, pois faz com que as especificações sejam seguidas à risca e que tudo fique adequado. Não são poucos os casos em que o próprio médico, dentista, psicólogo, enfim, o dono do consultório acaba querendo tocar a obra, dispensando a ajuda do arquiteto por contenção de custos. Isso, geralmente, acaba gerando uma série de problemas de infra-estrutura, sem contar o atraso da obra.
Portanto, se você estiver pensando em reformar ou montar um novo consultório, faça da maneira correta, contratando um arquiteto desde a fase de projeto. Isso evita maiores custos e traz resultados mais satisfatórios a você e seus pacientes.
*Fonte: adaptado de www.brasilmedicina.com.br

2 comentários:

Gabriel disse...

Aí, Dona Lizi!
Muito legal o teu blog.
Eu digo... "propaganda é a alma do negócio!!" hehehehehe
Beijão
Sucesso!

Linsmar disse...

Fiquei muito feliz com o que vi aqui nesse post. Estou pensando em montar um consultório e não tenho dúvidas que agora, mais do nunca, contratarei um serviço de arquitetura especializado pra o prjeto e acompanhamento da obra. Um grande abraço.