quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A compra do terreno para construção

Uma das principais dúvidas de quem vai construir seu imóvel é a escolha do terreno. Muitas vezes itens importantes não são levados em consideração e depois poderão ser motivos de insatisfação para o proprietário.

Alguns aspectos devem ser observados na hora da compra:

A existência no local de rede pública de água, energia e esgoto. A existência destes itens, já representa economia inicial na construção.

Ao verificar a existência de rede elétrica no local, observe se há fiação aérea no local, que em alguns locais poderá ser enterrada.

O terreno deve preferencialmente ser plano, com leve inclinação para a rua em locais onde a drenagem urbana for eficiente. Certifique-se com a vizinhança se não ocorrem alagamentos em dias de chuva.
Na escolha de terrenos em aclive ou declive, considere na fase de execução, os gastos com movimento de terra (corte e aterro) e alvenaria de contenção.

Verifique se o solo é resistente e capaz de suportar o prédio a ser construído, evitando assim, a utilização de uma fundação de alto custo. Uma alternativa é consultar a vizinhança, pergunte se as construções possuem fissuras nas paredes e qual o tipo de fundação utilizada.

Consulte o Código de Obras e Plano Diretor da cidade, e descubra os recuos e número máximo de pavimentos permitido. Lembre-se, que dados técnicos como recuos e número máximo de pavimentos, serão limitantes para que um profissional legalmente habilitado faça o seu projeto.

Autor: Eugênio Pacelli (0xx81) 8864-7118

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)