quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sugestão de Cores

No ultimo post recebi essa pergunta:

“Queria lhe pedir uma opiniao estou arrumando o quarto do meu filho ele tem 2anos queria fazer um quarto ja de rapaz tenho que fazer textura em todas as paredes por causa de enfiltracao estava pensando em fazer em tom azul com cortinas em tons mais escuros sua cama e seu quarderoupa e tabaco que azul ficaria melhor nas paredes?”

*sic


Antes de responder a essa pergunta, eu preciso explicar uma coisinha. Na minha opinião, arquitetura não se faz dessa forma, pelo menos eu não trabalho assim.

A correta especificação das cores é fator importante para o sucesso ou fracasso da composição escolhida. Isso significa dizer que não tem como sugerir uma cor sem fazer um estudo, uma análise do espaço.

A percepção das cores é alterada de acordo com os mais diversos aspectos, como a quantidade de iluminação natural do ambiente, o tipo de iluminação artificial utilizada, o tamanho do espaço, a disposição do mobiliário, enfim... São vários os fatores que devem ser levados em consideração, mas muitas vezes para os não profissionais, passam despercebidos por achar que são irrelevantes.

Por esses motivos, infelizmente, não tenho como lhe responder. Por outro lado, entendo perfeitamente a dúvida, pois com o leque de cores cada vez maior disponibilizado pelos fabricantes, essa tipo de pergunta é bastante recorrente, já que muitas vezes o cliente escolhe a cor, pinta, não gosta e percebe quanto é importante a consultoria com um profissional habilitado.

2 comentários:

Marcele Silveira disse...

Liziane, tudo bem?
Concordo perfeitamente com você. Outra coisa que deve ser lembrada é que textura não inibe o problema de infiltração, não é? Se o problema já existe, é necessário resolvê-lo antes de aplicar qualquer tipo de tinta.
Beijos!

Raissa Furtado disse...

Oie Liziane, tudo bom?
Gosto muito do seu blog, tem dicas super interessantes, é por isso que indiquei vc no meu outro blog, dá uma passadinha lá, vc vai gostar.

beijos, Raissa.
http://queroenfeitarvoce.blogspot.com