quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Chuva no sul do RS

Vocês devem ter assistido nos jornais sobre as enchentes que estão assolando o Rio Grande do Sul.
E achei que deveria informar sobre a situação que ocorre aqui, Pelotas está praticamente isolada, visto que muitas rodovias que ligam com outras localidades encontram-se interditadas pois algumas pontes foram levadas pela força das águas. E dentro da cidade, ainda tem alguns pontos de alagamentos, mesmo com uma pequena trégua da chuva.

Em dois dias choveu mais que o dobro do normal para Janeiro, o volume das águas fez desaparecer diversas ruas e diversas pessoas estão desabrigadas (não sei precisar o número).

Algumas imagens podem ser vistas no blog Amigos de Pelotas, onde tem a cobertura completa.

Outras notícias e imagens podem ser obtidas aqui no site do jornal Zero Hora.

Em Porto Alegre, a Defesa Civil está recolhendo doações de roupas e alimentos no Centro Administrativo do Estado, na Avenida Borges de Medeiros, 1501.
Até o momento não há uma conta corrente disponível para receber doações em dinheiro.

Com novidades, eu retorno!

Vista sua parede de lembranças

Hoje vou dar uma dica bem interessante que traz vida para aquela sua parede que está vazia e sem graça!



Uma boa opção, que é econômica, embeleza e substitui com muita eficiência as obras de arte é o uso de fotos!



Sugiro que escolha um tema para a escolha das fotos, vale fotografias de carros, de lugares, de alguma coleção e até mesmo fotografias das pessoas mais queridas!




A unidade da composição pode ser conseguida através do uso das molduras iguais.




E tão importante quanto a escolha das fotos é a organização das peças na parede. Recorte papéis nos mesmos tamanhos das molduras e vá arrumando na parede de forma a conseguir a disposição mais harmoniosa.




Experimente alinhar as peças, nessa foto acima como as molduras diferiam muito em tamanho, foi utilizada uma linha horizontal de base.


Vamos lá, mãos à obra!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Projeto Residencial - Recanto de Portugal

Esse projeto ainda não está finalizado, talvez nem seja essa a volumetria que os clientes irão aprovar, mas como gostei muito do resultado dele até agora, resolvi adiantar um pouquinho aqui para vocês!

É uma residência térrea localizada no Recanto de Portugal, em um amplo terreno de esquina.

A implantação da casa foi pensada de forma a dar maior aproveitamento ao terreno. São 3 blocos que interligados formam um pátio interno.


O primeiro bloco fica a ala íntima da casa. No bloco intermediário - do acesso - estão localizados a parte social e a cozinha. Um terceiro bloco foi criado para abrigar as garagens e um salão com churrasqueira e quarto de hóspedes, independente.


Por ter uma lateral muito extensa, criei pequenos recuos no muro para inserção de paisagismo e interromper a linearidade do muro.


Vista do salão da churrasqueira, propus a mescla do tijolo aparente e o vermelho para contrastar.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O adeus de mais um terraço...

Sabe aquela história do terraço sem uso tornando-se algo mais útil para a família?

Pois esse projeto retrata exatamente isso. Um espaço aberto, voltado para a área dos fundos onde fica a piscina. Fechamos e transformamos numa parrilla!

Contam os proprietários que agora sempre tem reunião de amigos em torno do novo recanto da casa!



O ambiente tem formato irregular, com um recanto menor onde localizamos a parrila, bancada para preparo de alimentos, fogão e refrigerador.



Na união entre a parrilla e o espaço de jantar, utilizei uma bancada alta, para servir petiscos e ao mesmo tempo para o assador não ficar isolado e sim conversando com os amigos. Os espelhos na parede trazem a sensação de amplitude ao espaço.

Nesta imagem mostra a porta que faz a conexão com o restante da casa e a mesa de jantar.


E finalizando, o móvel para o home theater e a tv.

Um exemplo de um espaço voltado ao lazer da família, descontraído e funcional, com materiais fáceis de manter.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Construa certo!

Você finalmente se decidiu ou agora conseguiu os recursos necessários para a realização do grande sonho: a construção da sua casa!

Se este é o seu caso, pense bem antes de começar a construir. Observe outras construções, converse com outras pessoas nessa mesma situação e compare os casos.

Existem inúmeros exemplos de construções mal feitas, com problemas de iluminação, ventilação mal dimensionada, pé-direito baixo ou excessivamente alto, pisos e azulejos mal colocados ou com problemas de paginação, ergonomia esquecida na altura dos equipamentos de cozinha e banheiros, desperdício de energia com o uso incorreto da iluminação natural, terrenos mal aproveitados... Enfim, temos uma infinidade de exemplos que se observarmos bem, existem aos montes, bem pertinho da gente.

O que estou tentando chamar atenção é sobre a importância do
arquiteto nas etapas que envolvem o planejamento e construção de um imóvel.

Sem o projeto, não há planejamento... E com isso, muitas vezes se refaz duas ou três vezes determinadas etapas ou instalações, justamente pela falta de planejamento. Com isso os gastos também são maiores que imaginado.


Antes de contratar o arquiteto, sugiro que você consulte mais de um profissional, para ver como ele trabalha, conhecer algumas obras, saber se ele tem um estilo parecido com o que você imagina...
Diria que é muito importante nesses primeiros encontros a empatia e a confiança, pois essa fase de projeto e execução é longa e por consequencia as reuniões tornam-se frequentes. Um bom relacionamento cliente-profissional já torna o processo mais fácil.

E lembre-se: Construa certo, contrate um arquiteto!

Peço ajuda aos arquitetos que me leem (agora não tem mais acento, né?) para complementar esse assunto, ok? Ainda tem muitos desdobramentos esse assunto! Vou aguardar nos comentários!

Ah, e os não arquitetos,por favor, também se manifestem!!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cozinhas!

Nos projetos residenciais atuais, o que tenho percebido é que a casa tem ficado cada vez aconchegante não só para os moradores como também para os visitantes. A preocupação em criar ambientes agradáveis, funcionais e bonitos é a grande pedida dos clientes e ao mesmo tempo o objetivo dos arquitetos!

Nesse projeto, com a proposta da ilha, cria-se uma bancada que serve tanto para refeições rápidas, como para aproximar os amigos no momento em que se prepara a refeição.


Se há anos atrás a cozinha fazia parte da área de serviço, hoje uma constatação é que as cozinhas estão cada vez mais interligadas com a área social da casa. Não raro ver o uso de duas delas, uma para o uso diário e uma segunda, também chamada de espaço gourmet, utilizada pelos proprietários que tem se aventurado pelo mundo gastronômico!

Aqui a bancada separa e integra ao mesmo tempo a cozinha e a copa. Móveis laqueados facilitam a limpeza e a aprede sobre a pia é revestida de pastilhas cerâmicas.


Mas antes do projeto da cozinha, várias questões se fazem necessárias para o desenvolvimento correto do projeto. Quantas pessoas vivem na casa? Costumam almoçar em casa ou restaurante? Quem cozinha? Enfim... Essas e outras questões são importantes para o projeto, sua posição em relação ao restante da residencia, a incidencia de luminosidade, a necessidade de aplicação de luz artificial em determinados pontos e os tipos de lâmpadas utilizadas para não modificar cor dos alimentos!!


Cozinha pequena e com estilo! Bancada retilínea acomoda os equipamentos necessários e ainda abriga alguns armários aéreos. Sobre a pia, revestimento de aço imantado podendo colar recados, para uma proposta mais descontraída.



Armários em resina na cor chocolate dão um ar mais sofisticado. A esquerda um amplo guarda-louças e a bancada revestida com granito café.


Esta cozinha se integra com a parte de estar e para manter a unidade foi utilizada a mesma madeira do piso na parede sobre a bancada.

Como vocês podem ver e imaginar, para chegar ao resultado de uma cozinha que alie beleza e funcionalidade, algumas horas de trabalho foram empregadas para se obter o melhor resultado!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Iluminação

Como falei no post anterior, atrás do painel usei uma corda luminosa, que cria uma atmosfera aconchegante para o ambiente enquanto assistimos TV. E na lateral aparece a luminária que um dia foi um porta CDs!




Dá um desconto para a qualidade da foto, pois a fotógrafa aqui só faz foto no modo automático, hehehe! Ainda vou evoluir neste quesito, espero que ainda em 2009!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Listras

Já estava sentindo falta de passar por aqui, mas essa produção na lenta (pelo menos aqui pelo blog!) é normal nesses primeiros dias no ano, né?! Agora estou voltando ao ritmo!


Para esse primeiro post de 2009, separei essa imagem da parede de sala de estar. Uma pequena transformação, sem grandes gastos!!


O ambiente estava totalmente branco e as listras em tons claros deram um charme discreto ao espaço. Aproveitei todo fundo branco que já estava pronto e só foi pintada a parte das listras.

Ah, e a luminária que aparece na lateral direita, foi uma adaptação da torre de porta CDs!
Gosto mais dela agora como luminária!! Vou fotografar a noite para mostrar o efeito e publico aqui também!

O móvel em linhas retas possui espelho na frente da gaveta e o painel para a TV foi iluminado na parte posterior, criando um envoltente cenário para assistir aos programas preferidos!