terça-feira, 2 de março de 2010

Vale a pena contratar arquiteto??

O post de hoje vai para aquele pessoal que fica em dúvida quanto custa os honorários de um arquiteto, se vale a pena o investimento e tal...

Vou exemplificar com dois casos que ocorreram comigo nessas últimas semanas.

** Final de obra, hora de escolher pisos e revestimentos, depois de decidido o tipo de revestimento sempre sugiro aos meus clientes para olharem livremente lojas e fornecedores para ver o que mais agrada (sem minha interferência!), depois dessa prévia eu os acompanho num segundo momento para o auxílio da escolha definitiva.
Na escolha efetiva do piso ocorreu uma economia de quase 50% do valor dos pisos que eles viram na primeira visita... Isso significou, em um único item uma economia de quase R$2.000,00! Repito: em um único item!! Digo isso, porque nem sempre o mais caro é o mais bonito, o mais apropriado ao espaço, o mais durável... Nós, arquitetos já temos o “olhar treinado” e jogo de cintura para fazer algumas substituições em produtos que causarão o mesmo efeito depois de prontos.

**O outro caso ocorreu para escolha de louças e metais de um banheiro. Logo na chegada a loja, o cliente já se interessou por uma cuba da marca X. Em seguida bati o olho em uma cuba de uma outra marca (de qualidade similar e muito parecida com a outra). A diferença? 40% a menos no valor!!

Claro que nem sempre o cliente sozinho compra os produtos mais caros, também tem as pessoas que querem economizar, e frente às opções de escolha, optam por produtos menos adequados ao espaço.

Isso sem falar no projeto mesmo! Não esqueça que cada metro quadrado da construção tem um custo e muitas vezes, grandes circulações mal distribuídas acarretam na elevação direta do custo da obra.

Contrate um arquiteto, pois o saldo da equação custo x benefício será sempre positivo!


2 comentários:

LITA disse...

Concordo com você, não só o profissinal arquiteto como também o design de interiores, cada um em sua área, estarão aptos a atender adequadamente e com certeza com bons resultados estéticos e financeiros.
bjs
Lita

Cátia e Jacques disse...

Olá Liziane! Acabei de conhecer teu blog. Vamos construir daqui a pouco tempo e contratamos uma arquiteta e um engenheiro pra fazer nosso projeto. Somos de Porto Alegre. Qdo puderes, dá uma passadinha no nosso blog. Bjs

http://pangozinha.blogspot.com/