segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cozinhas!

Nos projetos residenciais atuais, o que tenho percebido é que a casa tem ficado cada vez aconchegante não só para os moradores como também para os visitantes. A preocupação em criar ambientes agradáveis, funcionais e bonitos é a grande pedida dos clientes e ao mesmo tempo o objetivo dos arquitetos!

Nesse projeto, com a proposta da ilha, cria-se uma bancada que serve tanto para refeições rápidas, como para aproximar os amigos no momento em que se prepara a refeição.


Se há anos atrás a cozinha fazia parte da área de serviço, hoje uma constatação é que as cozinhas estão cada vez mais interligadas com a área social da casa. Não raro ver o uso de duas delas, uma para o uso diário e uma segunda, também chamada de espaço gourmet, utilizada pelos proprietários que tem se aventurado pelo mundo gastronômico!

Aqui a bancada separa e integra ao mesmo tempo a cozinha e a copa. Móveis laqueados facilitam a limpeza e a aprede sobre a pia é revestida de pastilhas cerâmicas.


Mas antes do projeto da cozinha, várias questões se fazem necessárias para o desenvolvimento correto do projeto. Quantas pessoas vivem na casa? Costumam almoçar em casa ou restaurante? Quem cozinha? Enfim... Essas e outras questões são importantes para o projeto, sua posição em relação ao restante da residencia, a incidencia de luminosidade, a necessidade de aplicação de luz artificial em determinados pontos e os tipos de lâmpadas utilizadas para não modificar cor dos alimentos!!


Cozinha pequena e com estilo! Bancada retilínea acomoda os equipamentos necessários e ainda abriga alguns armários aéreos. Sobre a pia, revestimento de aço imantado podendo colar recados, para uma proposta mais descontraída.



Armários em resina na cor chocolate dão um ar mais sofisticado. A esquerda um amplo guarda-louças e a bancada revestida com granito café.


Esta cozinha se integra com a parte de estar e para manter a unidade foi utilizada a mesma madeira do piso na parede sobre a bancada.

Como vocês podem ver e imaginar, para chegar ao resultado de uma cozinha que alie beleza e funcionalidade, algumas horas de trabalho foram empregadas para se obter o melhor resultado!

2 comentários:

Raissa Furtado disse...

Adorei o post sobre cozinhas, eu particularmente adoro cozinhas e tudo que se relaciona a ela, só não sei cozinha, mas não dispenso uma boa comida.
Gostei da solução da cozinha pequena, aqui em casa é assim e estamos querendo mudar um pouquinho pra ficar mais funcional, porque eu descobri as burradas que o cara fez quando projetou a cozinha, infelizmente só comecei o curso a pouco tempo, mas nada que não seja solucionável.

Claudia disse...

Acho que a cozinha se tornou espaço social porque as pessoas descobriram o prazer de cozinhar (de vez em quando!rs) e é muito legal receber as pessoas pra comer aquela comidinha gostosa e ficar batendo papo enquanto se prepara. Assim, é legal ter um ambiente bacana. Eu, por exemplo, sou louca por uma ilha!

Beijos