terça-feira, 5 de maio de 2009

Dê passagem para a água!

Hoje estava descartando algumas revistas antigas e encontrei um material bem interessante e atual. Alguns exemplos de calçadas que foram projetadas para auxiliar na absorção da água da chuva pelo solo! Essa atitude simples, além de embelezar a cidade, ajuda a evitar enchentes.

A combinação de placas de concreto e grama, fez bonito na calçada com vegetação dos dois lados do caminho.

Na imagem da esquerda, os seixos rolados se encarregam na drenagem. Na direita, a combinação de mosaico português e grama esmeralda.




Na primeira imagem, foram usados pedriscos brancos e fez-se um caminho com lâminas de madeira (para manter os pedriscos sempre branquinhos, deve-se usar uma manta bidim - é permeável - entre elas e o solo, para impedir o contato direto). Na segunda imagem, a pedra aqui a absorção ocorre pelo rejunte entre elas.



Faixas de grama quebram a aridez da calçada de cerâmica.
Imagens da Revista Arquitetura & Construção de 2003

4 comentários:

Eduardo Miguel disse...

Olá Lizia!!! fiquei feliz por sua visita e comentário espero que tenha gostado e possa voltar quando queira, o convite está feito e agora quero falar sobre seu blog e trabalho do qual gostei muito parabéns.

Atelier do Crochê disse...

Oi!
Eu tenho esta revista... São ideias realmente muito interessantes e lindas!

Sobre o piso, vc está ajudando bastante... Confesso que são tantas opiniões diferentes a respeito, q acabei ficando mais confusa ainda... Mas percebo q muitas pessoas tb confundem os pisos vinílicos c laminados... Ainda não sei o que fazer...

Bjos e obrigada!

mateussz disse...

É essencial pensarmos assim. O piso deve ser permeável. Já hega a cidade toda "lacrada" de asfalto e sem árvores nas calçadas... Pelo menos em casa, tem q ter uma drenagem natural para a água.

Paola Graziella disse...

Também sempre adoro o que vejo por aqui! ;)