terça-feira, 18 de novembro de 2008

Dúvidas sobre Porcelanato? Leia aqui!!

Esses dias, acompanhando o blog da Regiane, vi que surgiram algumas dúvidas sobre o uso do porcelanato. Então resolvi postar sobre esse assunto que muitas vezes causa incertezas!

Vou começar pelo conceito do produto. Porcelanato é um revestimento cerâmico, obtido através de matéria prima selecionada e submetida a um tratamento térmico superior a 1.200ºC . Esse processo resulta num produto com baixíssima absorção de água, menor que 0,5%. Só para fazermos uma comparação, o azulejo, em geral, tem uma absorção de água de 10%! Consiste em um corpo homogêneo, denso e vitrificado. Destaca-se pela alta resistência à abrasão e durabilidade além de manter as cores uniformes.



Mancha?
O porcelanato polido e o acetinado, possuem a superfície plana e porosa, devido a ação do polimento. Nestes casos ele está naturalmente sujeito à aderência de algum tipo de sujeira, assim como ocorre com as pedras naturais, que possuem características semelhantes (superfície plana e porosa). A durabilidade e conservação vai depender de uma limpeza adequada e do cuidado com o manuseio de produtos que, eventualmente, possam causar manchas, como no caso dos ácidos.


Risca?
Não raro vejo pessoas preocupadas em saber o PEI do revestimento (Resistência a Abrasão Superficial), mas tem outro fator que merece atenção nesse caso, que é a Resistência ao Risco (MOHS). O PEI tem a escala de 0 a 5, onde 0 o revestimento é indicado apenas em parede e 5 para altíssimo trafego. A Resistência ao Risco, indica a dureza do revestimento cerâmico. A escala varia de 1 a 10, onde 1 seria a dureza do talco e 10 a dureza do diamante. Para exemplificar, a areia é composta basicamente por quartzo e sua dureza está na escala 7, portanto na sua presença é desaconselhável o uso de revestimentos com MOHS inferior a 7.


Se você escolheu utilizar o porcelanato brilhante, aqui algumas dicas para evitar os riscos:

• O ideal seria iniciar o assentamento do produto após realizados os trabalhos demais trabalhos como pintura, assentamento de azulejo, elétrica, hidráulica e colocação de gesso. Caso isso não seja possível, procure proteger a área com papelão e cobrir com plástico (lona preta), para evitar o contato direto com sujeiras abrasivas durante os trabalhos e na ocupação do imóvel.

• Na ocupação e para evitar o contato direto de móveis, proteja os pés dos móveis com carpetes, e nas entradas do imóvel disponibilize um capacho.

• Na manutenção do dia-a-dia utilize somente produtos de limpeza doméstica, isentos de ácidos em sua composição.

• Existem no mercado ceras especiais para produtos brilhantes, que aplicados sobre o piso irão formar uma camada protetora na superfície, evitando o contato direto com areia.


No blog da Marcele, tem mais algumas dicas que complementam tudo isso que falei, acessem aqui!

Também indico os sites de alguns fabricantes para sanar mais algumas dúvidas que possam surgir:
Itagres
Portobello
Eliane

4 comentários:

Marcele Silveira disse...

Liziane, tudo bem?
Comigo não tem cerimônias. Pode linkar meus posts quando quiser. Eu também estou citando seu nome quando necessário, tudo bem?
Aliás, o post sobre porcelanatos está muito bom. De pouquinho em pouquinho, a gente consegue se informar e informar, não?
Beijos!

Unknown disse...

Olá, Continuo com duvidas sobre a instalação do porcelanto, a fabricante diz que o porcelanato tipo bold deve ser instalado com distância de 5mm e a vendedora da loja diz que com 3 está bom..., também gostaria de colocar um rejunte escuro em piso claro, pode manchar ??? (não quero ter problema de limpeza... e piso encardido...), grata,

Rosane

SOUZAPISOSUL disse...

Olá Arquiteta, sou o Zé Souza da Ultrapisosul. Fiquei encantado com o blog. Muito informativo, técnico sem ser formal. Com o toque de alegria e simplicidade que nos faz segui-lo, com certeza.
Trabalho especificamente com pisos não cerâmicos e comecei a usar esta ferramenta para tentar mudar conceitos. Gostei demais do seu comentário sobre as forrações. Por causa do frio, elas ainda tem muita importância em nossa região.

http://souzatche.blogspot.com

Aline disse...

Olá!Estou prestes a colocar o porcelanato preto em minha cozinhas, porém surgiram dúvidas sobre o fato de o piso refletir, ou seja, ele é espelhado.Com isso, agora estou na maior indecisão, pois meu sonho era uma cozinha preta com os azulejos brancos.O que vc me diz acerca disso.Obrigada, Aline.