sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Cadeira Tulipa - Eu quero!!

Já falei aqui sobre a cadeira Barcelona, mas outro ícone do design que também sou apaixonada é a Tulipa do Eero Saarinem! Ela simplesmente fica divina em qualquer ambiente!
Para quem se interessou, vi na Tok Stock de Porto Alegre, por R$ 722,00 (modelo sem braços) e R$ 849,00 (com braços).

Separei algumas imagens pela net de espaços de jantar, eu adoreeei!





No próprio site da Tok, tem um breve relato sobre a vida e obra do Eero, aqui está:

Eero Saarinem(1910 - 1961) nasceu em Helsinque, Finlândia. Filho do famoso arquiteto Eliel Saarinen que emigrou para os Estados Unidos com sua família no início da década de 20.

Após a graduação em Arquitetura pela Universidade Yale em Connecticut, estudou durante um período na Europa, com o auxílio de uma bolsa de estudos. Em 1935 passou a lecionar na Cambrook Academy of Art, da qual seu pai foi o primeiro presidente.

No final dos anos 30 iniciou uma sociedade com Charles Eames, que culminou no desenvolvimento de uma série de móveis inovadores, dentre os quais vencedores do concurso "Organic Design in Home Furnishings" promovido pelo MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) em 1940.

Esses produtos utilizavam inovadoras matérias-primas para o ramo do mobiliário da época, como resinas plásticas e fibras de vidro, até então só utilizadas em áreas industriais. Essa antevisão de profissionais como Saarinen acerca de novas tecnologias foi diretamente responsável pela grande revolução do design de produtos no século 20.

A síntese entre estética e função levava os grandes nomes da arquitetura moderna a experimentarem o desenho de móveis especiais, buscando unidade para seus projetos. Essa criação e desenvolvimento de mobiliários fez com que vários desses arquitetos, inclusive o próprio Eero Saarinem, se tornassem reconhecidos designers. Seu maior projeto arquitetônico foi o terminal da TWA do Aeroporto John F. Kennedy em Nova Iorque.

Saarinen trabalhou no atelier de seu pai até a morte dele (1950). Desenhou também vários móveis para a Knoll International com grande sucesso, entre eles a coleção Womb (1948), e a coleção Pedestal, com as famosas cadeira e mesa Tulipa (1956).

Um comentário:

Claudia disse...

Sou louca por essa cadeira e também pela mesa - são divinas!

beijos