sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Casas Inteligentes pretendem dominar o cenário nos próximos anos

Computadores cuidando do gramado, da segurança e da qualidade de vida no lar. Comunicação remota instantânea com eletrodomésticos. Saguões de prédio que sabem exatamente onde você está, iluminando entradas e portas de garagens que só abrem quando reconhecem o dono.

Para boa parte das pessoas, idéias como essas soam como extravagâncias futurísticas. A verdade, porém, é que todas elas são factíveis e já fazem parte da vida cotidiana de uma parcela da população que promete aumentar nos próximos anos.

Os números mostram que aumentou em 242% os lançamentos de apartamentos com algum tipo de soluções de automação. O foco são apartamentos para classe média e média alta. Entre as opções, há unidades preparadas para a instalação de sensores de umidade, que fecham as janelas quando chove e para sistemas de biometria, que abrem as portas com um toque do morador.

Há alguns anos, os setores de automação residencial e predial tornaram-se grandes atrativos do mercado e prometem gerar negócios de bilhões de dólares pelo mundo.


A nova era da tecnologia

Em muitos projetos, o que se vê são verdadeiros protótipos da casa dos Jetsons. Hoje, já é possível integrar quase tudo que existe em um apartamento. Por um único controle remoto, pelo telefone, pelo computador ou através de qualquer dispositivo móvel conectado à internet sem fio, se consegue acionar persianas, aparelhos de ar condicionado e luzes dos ambientes. É possível ligar e desligar equipamentos de áudio e vídeo de última geração, ou ainda ativar saunas e futuristas banheiras de hidromassagem de dentro do carro ou do escritório, a caminho de casa.

Realidade para uns, sonho para muitos!

Nenhum comentário: