quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Escadas!!

Em um projeto residencial, sempre procuro explorar ao máximo os elementos construtivos a fim de tirar melhor partido dos mesmos. Na arquitetura contemporânea, as escadas deixaram de ser apenas a circulação vertical e tornaram-se um importante elemento da decoração da casa.

E esse é um assunto que sempre dá "pano pra manga" na hora de desenvolver o projeto.

Diversos são os modelos, materiais, formatos... E os clientes realmente ficam na dúvida!

Enfim, como vejo na prática as dúvidas que surgem quanto a este item, selecionei algumas imagens da internet para ajudar a balizar as escolhas.



Esta escada tem o formato bem simples, em um único lance. Mas a iluminação nos degraus dá um ótimo efeito. Tanto a base quanto o espelho são revestidos de mármore branco.


Escada com estrutura metálica e com a base de madeira. Indico esse modelo quando pretendo manter a integração visual de dois ambientes divididos pela escada. É uma estrutura mais leve e ocupa menor espaço.


Esse modelo é lindo!! O guarda-corpo em vidro praticamente não comparece. Na parte inferior, o desenho acompanha os degraus da escada.


Mais um modelo de concreto, porém com os degraus vazados, deixando a vista um pequeno jardim interno, sob a escada.


Aqui mais uma opção de escada com estrutura metálica. Bem vazada, deixa toda a luminosidade externa entrar!


Esse modelo parece uma extensão do ripado na parede. O revestimento dos degraus é da mesma madeira que foi revestida a parede.


* Claro que só demonstrei alguns modelos e materiais disponíveis, lembrando que o dimensionamento da escada, deve sempre ficar a cargo do arquiteto responsável pela obra. De nada adianta uma escada liiinda e com erro de dimensionamento, o que pode tornar seu uso cansativo, perigoso e que não seja confortável.

8 comentários:

Raissa Furtado disse...

Meninaa.. adorei essas escadas, principalmente a primeira, a iluminação no mármore o deixou parecendo vidro, assim que olhei (antes de ler) pensava que era de vidro. Linda!
E a de madeira também, parece meeesmo uma extensão da parede, adoro madeira, fica bem em tudo!

Essa questão das dimensões da escada, vc tem alguma coisa pra seguir quando faz uma escada? O que vc leva em consideração? Eu gostaria de saber um pouco mais, se vc puder me esclarecer.

Liziane Milgarejo disse...

Oi Raissa, me desculpe, acabei não respondendo seu comentário!

Com certeza, para o perfeito dimensionamento da escada, há uma relação que indica as proporções ideais de espelho e base dos degraus. É levada em consideração a altura de piso a piso, a distancia horizontal e o número de degraus da escada!!

Anônimo disse...

Oláaa!!! Bom dia!
Gostei demais da 1ª e 3ª escadas, mas tenho algumas dúvidas...
Sempre ouvi dizer que o mármore é considerado "frágil" para ser utilizado em áreas de grande circulação. É verdade?
Outra coisa, dizem que com o passar do tempo o mármore branco fica com aspecto encardido. É verdade tbém?
O mármore da escada tem de estar "combinando" com o piso?
Se vc puder me responder, agradeço.

Joyce Katiuccia Medeiros Ramos Carvalho disse...

Lizziane, gostei muito das escadas. Estava pensando em colcar em minha residencia o guarda corpo de vidro temperado, a dúvida tenho criança de 3 anos, será seguro? Outra coisa é combinar meu piso laminado da durafloor pátina da linha premium (piso superior) com o porcelanato perlino bianco do inferior. Estava pensando em colocar na escada o marmore crema ou travertino. o que acha? Ja me disseram que eu deveria opinar pelo granito pela resistência, mas nao achei nenhum que combinasse com os pisos, até pensei em fazer o contraste com granito preto absoluto. Pode me dar uma dica?
abraços e obrigada

Isaura Ribeiro disse...

Gostaria de saber se posso revestir escada interna de residência com porcelanato? Você teria uma sugestão de medida do porcelanato, marca ou tipo. Agradeço certa da sua resposta o mais rápido possível. Ah!!! Adorei esse blogger

Isaura Ribeiro disse...

Excelente esse blogger. Parabéns!! Isaura

Lisiane disse...

Bom dia,
Gostei demais da 4º escada (modelo de concreto, porém com degraus vazados, para vista do jardim interno), porém tenho algumas dúvidas, por exemplo, a parte superior é revestida de mármore? Mas ele não é considerado frágil para ser utilizado em áreas de grande circulação? E o mármore não fica com um aspecto encardido com o passar do tempo? E por último, qual o tipo de piso indicado para combinar com o mármore de uma escada branca?
Aguardo retorno... Obrigada

Unknown disse...

Parabens pelo artigo! trabalho com escadas em marmore e recomendo!

Henrique
<a href="www.raposeiraspedras.com.br>Raposeiras Pedras>Raposeiras Pedras</a>